A forma descontraida como o Dr. Monjardino aborda um tema bastante denso, de uma forma bastante leve. O que eu achei curioso foi as referências à sua experiencia pessoal, na recruta militar, aos clássicos e a estrategas militares (John Boyd) para nos ilustrar os pontos chave da sua exposição.
Achei curioso (e refrescante) o pensamento em alguns casos políticamente incorrecto do Dr. Paulo Rangel. A separação entre ética e política, que deve ser feita para impedir, na sua opinião a aberrações e inquisições. Que o problema "dos Estados" não é falta de boas leis mas sim bons costumes, ao contrário da opinião geral da maioria dos políticos activos em Portugal, cuja solução passa sempre por "legislar algo".
As relações e preocupações geo-politicas, relacionando vias férreas como o TGV, investimentos económicos e os interesses nacionais na Peninsula Ibérica, apontando para algo que poucos políticos tocam: a falta de pensamento geo-estratégico de Portugal.
Mensagem Final
Exigência Ser levado ao limite! É isso que a UV nos faz com o trabalho e exigência: leva-nos ao limite e, no fim do dia, testa-nos enquanto pessoas.