Pedro Rodrigues
Como pensas articular o futuro "grupo parlamentar da JSD" com a estrutura política, em matéria de propostas e iniciativas legislativas que a JSD venha a produzir? Os deputados da JSD que forem eleitos vão assinar um contrato eleitoral com a juventude portuguesa. Consideramos que é determinante assumir compromissos sérios, precisos e concretos com os jovens portugueses. Acreditamos numa geração de politicos que está próximo jovens, que tem como propósito assumirem-se como porta-vozes da juventude portuguesa. Acreditamos numa geração de politicos que assume como suas prioridades as reais preocupações dos jovens portugueses. Acreditamos numa geração de politicos que exerce a sua acção com transparência, rigor e exigência. Assim, a acção dos deputados da JSD poderá ser acompanhada numa Plataforma on-line, ((www.novoportugal.eu) na qual os jovens portugueses, poderão não só fiscalizar a sua actividade, como também participar na construção das propostas politicas do Grupo Parlamentar.
Pedro Rodrigues
Tendo em conta que a juventude socialista decidiu marcar, para o mesmo período da UV2009, uma série de iniciativas lúdicas, consideras que estão uma vez mais a tentar distrair a juventude portuguesa dos verdadeiros problemas do país? O facto da Juventude Socialista ter marcado uma mega-festa no fim-de-semana em que decorre a Universidade de Verão e a rentrée do PSD revela uma das grandes diferenças entre a JS e a JSD. Para além de sermos diferentes na autonomia e na defesa dos interesses dos jovens portugueses, questões desde sempre enraizadas na JSD, a formação política regular e de qualidade é uma das nossas marcas. Aliás, a política espectáculo não é exclusiva do Eng. Sócrates, a JS tem tido quase como única bandeira o casamento entre homossexuais, mas depois quando foi apresentado um projecto-lei para o legalizar os deputados da JS votaram contra. Independentemente da opinião ou orientação do partido, a JSD nunca deixou de estar ao lado dos jovens portugueses, sobretudo nas matérias mais importantes, o que não era manifestamente o caso. Dessa forma, não nos surpreende que a JS queira tentar fazer sombra à Universidade de Verão da JSD, enquanto isso há 100 jovens que recebem formação de qualidade e discutem o futuro do país. Enquanto a JSD organiza a Universidade de Verão a JS continua a fazer aquilo que o Eng. Sócrates fez nos últimos anos: a dar música aos jovens portugueses.
Durão Barroso
Tendo em conta a evolução da conjuntura político-partidária no Parlamento Europeu, bem como as atitudes de alguns Estados-Membros face ás instituições europeias, considera que a coesão europeia é um património em risco?
Dr. Alexandre Relvas
Desde Fevereiro que o Dr.tem falado contra a política dos grande investimentos públicos do governo, propondo em alternativa por exemplo a recuperação do parque escolar ou das habitações degradadas. O Governo vem agora em época de eleições, anunciar a recuperação de mais de 100 escolas secundárias. Como classifica este anúncio?
Hermínio Loureiro
Por quanto tempo mais se demitirão os poderes públicos de intervir para resolver os problemas do futebol profissional?
Dr. Rui Rio
Se encontrasse uma lâmpada mágica e pudesse pedir 3 desejos para o "seu" Porto, quais seriam?
Achei Curioso
Achei curioso o gozo óbvio que o Prof. Monjardino está a ter na sua intervenção, e a forma como a sua boa disposição está a contagiar os grupos!
Fiquei com a nítida sensação que muitos alunos acharam os seus vídeos melhores do que o filme da Comissão Política Nacional da JSD! No mínimo Curioso...
Será que a partir de agora serão feitos os anúncios por concurso livre?
Que ainda haja alguém, ainda mais alguém do mundo académico, que consiga defender a implementação do Processo de Bolonha em Portugal.
O que aconteceu na àrea da medicina é a excepção, não é a regra.
Que o Pedro ainda não tenha respondido à minha questão colocada na segunda-feira:
Como pensas articular o futuro "grupo parlamentar da JSD" com a estrutura política, em matéria de propostas e iniciativas legislativas que a JSD venha a produzir?
Sugestões
Que futuramente hajam mais componentes práticas na UV 2009 como a criação do vídeo ou outras que estimulem não só a absorção de novos conhecimentos mas também a criação de conhecimento, porque os jovens da UV também têm um contributo a dar.
Sugiro a criação de uma "Resolução da universidade de verão" com duração de 1 ano, explanando as priuncipais preocupações e propostas que pudessem ser criadas durante essa semana.
Mensagem Final
Saudade A UV é uma pequena alavanca que a cada ano vai crescendo e formando agentes de mudança do paradigma político partidário. Espero ajudar um dia a puxar essa alavanca, para assim lançarmos o PSD e Portugal no caminho do progresso.