PARTICIPANTES
 
 
 
  Catarina Castelhano
23 anos
   
Grupo Roxo
Distrito:
Leiria
Concelho:
Alcobaça
Hobbie:
Voluntariado
Animal:
Cão
Comida:
Bacalhau com Natas
Música:
Fado Português - Hoje Amália
Livro:
O Pianista
Filme:
Cinema Paraíso
Gostaria de Ser:
Assistente Social
     
    Intervenções
   
Políticas sociais: Respostas urgentes e sustentadas
Falar Claro
     
    Pergunta a ...
   
 Pedro Rodrigues
Está em crescendo um novo tipo de pobreza: a pobreza envergonhada. Muitos destes novos pobres são jovens, licenciados, que se encontram no desemprego ou a auferirem salários muito abaixo do esperado (e aceitável!). Que medidas poderão ser criadas para combater este flagelo social que afecta juventude?
O desemprego de jovens licenciados é hoje um dos problemas que mais preocupa os jovens portugueses... Temos hoje a taxa de desemprego jovem mais alta da Europa. Há mais de 600.000 jovens no desemprego o que representa cerca de 18,7% de desemprego que significa mais do dobro da taxa de desemprego global.
Acreditamos que o desemprego se combate não através do emprego público, mas sim através da criação de estimulos ao empreendedorismo.
Por outro lado, é determinante que se proceda à adequação da rede de ensino superior às reais necessidades do mercado de trabalho.
A desadequação da oferta (cursos de ensino superior) à procura (necessidades da empresa), causa imediata e directamente desemprego.
 Miguel Relvas
Na sua opinião e com a sua experiência autárquica, quais deverão ser as principais preocupações do autarca do século XXI?
Dra. Paula Teixeira da Cruz
No programa eleitoral do PSD, está prevista a reformulação do sistema de protecção e promoção das crianças e jovens em risco. Que medidas considera mais urgentes?
Dr. Pedro Santana Lopes
Que medidas sociais pensa serem mais urgentes implementar na cidade de Lisboa?
Dr. Pedro Santana Lopes
Concorda com a construção de bairros sociais nas grandes cidades? Não estarão antes a ser criados guetos de marginalidade?!
Dra. Suzana Toscano
Concorda com o alargamento da escolaridade obrigatória até ao 12º ano? Estarão as escolas preparadas para esse alargamento?
Dr. Rui Rio
Dr. Rui Rio, existem actualmente em Portugal 4257 freguesias (INE 2004), o poder político que mais próximo está da população. Ainda assim, a estas cabe apenas menos de 0,2% do OE. Acha que a redução no OE da verba a atribuir às freguesias é uma tentativa de as extinguir? Ainda faz sentido a actual divisão administrativa referente às autarquias?
     
    Achei Curioso
   
  • Apesar do período conturbado que vivemos actualmente( quer a nível económico, político ou social), achei curioso que 73 dos 100 alunos da UV estejam optimistas quanto ao futuro. É bom saber que a "geração mudança" não perdeu a capacidade de sonhar, mas sobretudo, que não perdeu a vontade de trabalhar por esse sonho: um futuro melhor.
  • A criação de uma campanha, com recurso a vídeos feitos pelos alunos da UV.
  •