Num período em que as instituições europeias resvalam em dificuldades, decorrentes sobretudo do grande número de membros, considera proveitosa, justa e oportuna a adesão da Turquia à UE?
Quais considera serem as mais urgentes medidas a serem tomadas por Portugal a fim de poder acompanhar os restantes países da União Europeia, nomeadamente numa altura em que alguns países do Leste da Europa, últimos aderentes à UE, começam já a ultrapassar Portugal em diversas áreas.
Sendo lisboeta e cabeça-de-lista por Braga, o terceiro distrito com maior representação na AR e o mais JOVEM do país, qual a sua opinião sobre o "paraquedismo" nas listas legislativas?
Terá um efeito eleitoral negativo?
Se aparecesse o Aladin, com a sua lamparina mágica, e lhe concedesse apenas 1 desejo imediato para a concretização de um objectivo para Portugal, qual seria o sector que escolheria para melhorar a situação do nosso país? E porquê.
Será uma resposta fácil culpar a economia global para a crise que vivemos em Portugal, ou optar por políticas proteccionistas pode ser hoje uma opção não condenável?
Na vida política todos são alvo de críticas, calúnias, confusões prepositadas, etc. No seu caso, foi apontado pela comunicação social como o menos produtivo dos Eurodeputados da legislatura 2004-2009. Ouvi-o no encerramento da 3ª Universidade Europa refutar tal calúnia e, apesar de excusado, explicar à comunicação social o trabalho do crupo que liderava e que só o o facto de ser Vice-Presidente do PPE já lhe dava bastante trabalho. O que pode aconselhar aos jovens políticos que poderão no futuro ser alvo de críticas incorrectas e calúnias? Como lidar com isso? Como ver tais críticas?
Tendo o Prof. Doutor sido Ministro dos Negócios Estrangeiros, gostaria de saber a sua opinião acerca dos PALOP, sendo Portugal um País de descobrimentos e deixando a diplomacia para segundo plano, não deveria Portugal potenciar os PALOP? De que forma?
Se o Kosovo foi uma região de sempre integrada em diferentes Estados, porque razão a UE, ou a maior parte dos Estados-membros, reconheceram uma região anção berço da Sérvia como independente na pós-invasão de nómadas Albaneses?
Do seu ponto de vista, que papel a moeda EURO pode vir a desempenhar na economia mundial, será que e médio/longo prazo vamos ter a cotação das "Commodity" em EUROS ?
Num momento político de mudança com as eleições legislativas e autárquicas "à porta" e, com o acentuar das diferenças entre o litoral e o interior, a coesão nacional não devia ser uma prioridade? Uma locomotiva não pode funcionar com carruagens a diferentes velocidades!!
Tendo ocupado várias posições de destaque na esfera política, tanto a nível nacional como internacional, perguntava-lhe quais os principais desafios das 3 mais sonantes (Ministro, Eurodeputado, Deputado), e quais as principais motivações para cada cargo?
Em que medida os jovens portugueses poderão se encontrar melhor preparados para acompanhar o desenvolvimento cultural da mesma geração oriunda de países de leste europeu?
Tendo sido docente na Universidade de Lourenço Marques assim como Ministro da Educação e dos Negócios Estrangeiros, acha que as Universidades Portuguesas deviam ter um papel mais activo na transferência de conhecimento e competências para as Universidades dos PALOP?
Após a recente recessão, evidenciando algumas das consequências de uma economia global o envelhecimento da população na UE não irá aumentar a debilidade de economia na UE? De que forma nos devemos preparar?