Miguel Relvas
Quais são, para si, as três principais diferenças entre o PS e o PSD? O PS defende mais Estado, é mais centralista e mais despesista o PSD.
Pedro Rodrigues
Que decisões podem ser tomadas pelas direcções das juventudes partidárias para combater o "carreirismo" na política? As juventudes partidárias têm de apostar na meritocracia. E um dos melhores exemplos é a formação política de qualidade, como a Universidade de Verão. O rigor e a excelência são essenciais para a credibilização da classe política, e foi nessa esteira que surgiu a ideia do contrato eleitoral, um compromisso assumido pelos deputados da JSD que vierem a ser eleitos para com os jovens portugueses. Através da plataforma de debate Novo Portugal que vai acompanhar o trabalho dos deputados, através da publicitação da sua agenda tornando mais transparente e pública a actividade do deputado, pretendemos combater o “carreirismo” na política, dignificando-a.
Durão Barroso
Em que medida e de que forma pode a UE afirmar-se como mediadora de conflitos regionais, concretamente a questão israelo-palestiniana?
Dr. Pedro Santana Lopes
Se tivesse que eleger os dois momentos mais marcantes da sua vida política, um positivo e um negativo, quais seriam?
Dra. Suzana Toscano
A ideia de uma quarta República é comparável ao Quinto Império ou apenas um caminho para esse Portugal que falta cumprir?
Leonor Beleza
De que forma podem as fundações particulares estímular o sector público a aplicar fundos e incentivar a investigação em Portugal?
Hermínio Loureiro
O futeblol é um fenómeno social e global que muito reflecte a formação e cultura das populações. Considera que uma mudança de mentalidade e postura com origem nos "agentes desportivos" pode, a longo prazo, influenciar positivamente o comportamento da sociedade?
Dr. Alexandre Relvas
Que estratégias adoptará o IFSC nos próximos anos com vista à divulgação do legado de Francisco Sá Carneiro aos jovens portugueses?
Dr. Rui Rio
Enquanto autarca, que dificuldades concretas tem sentido, impostas pelo poder central, à tão badalada descentralização anunciada da vitória do "Não" no referendo à regionalização?
Luís Marques Mendes
Que decisões podem ser tomadas pelas direcções partidárias para combater o "carreirismo" na política?
Vou ser sincero: não achei curioso. Achei absolutamente fascinante e fantástica a intervenção do Dr. Marques Mendes no jantar/conferência de hoje. Não encontrei outro sítio para expressar publicamente o meu sentimento por aquela verdadeira lição de ética, princípios e valores na política ali proferida.
Felizmente já havia tido a oportunidade de escutar o Dr. Marques Mendes em iniciativas semelhantes. Acredito que quem o ouvisse hoje pela primeira vez ACHASSE CURIOSO tal discurso... Afinal, os políticos não são todos iguais...
Surpreendeu-me verdadeiramente a cultura e forte instrução do Dr. Paulo Rangel ao nível dos mais diversos temas que focou, desde as artes à literatura, passando pela filosofia e pela história. A credibilidade política depende, sem dúvida, de uma sólida formação teórica.
Surpreendeu-me, também, a abordagem do Dr. Paulo Rangel à relação entre a ética e a política. Podem ser coisas diferentes. Mas A POLÍTICA SEM ÉTICA É E SERÁ SEMPRE UMA VERGONHA.
Sugestões
Já a pensar no futuro e nas próximas edições da UV, sugiro a introdução de um novo tema / apresentação:
"Personalidades que marcaram a diferença"
Três painéis / três oradores / três personalidades:
Painel 1 - Francisco Sá Carneiro (a pessoa, as ideias, os feitos, o legado);
Painel 2 - personalidade histórica nacional;
Painel 3 - personalidade história internacional.
A escolha das personalidades poderia ser feita por votação aquando do envio das candidaturas à UV.
Os jovens portugueses precisam de referências e exemplos que os inspirem e sejam capazes de transformar a memória num incentivo e catalisador de ideias e acções no futuro. Afinal, o mundo é feito por e para as pessoas.
Mensagem Final
Futuro Universidade de Verão – Uma escola para a vida.