Pedro Rodrigues
Acredito que os jovens são o futuro. Nós, os participantes da UV somos jovens que procuramos encontrar no Portugal de amanhã, um lugar melhor para nós. Assim, gostaria de saber, as cinco principais politicas / direitos que considera mais importante para assegurar o futuro dos jovens portugueses. Do meu ponto de vista as 5 prioridades deverão ser afirmadas em torno de (i) liberdade de escolha na educação, (ii) condições de acesso efectivo à habitação (iii) adequação da rede do ensino superior às reais necessidades do mercado de trabalho, (iv) prevenção de comportamentos de risco, (v) acesso universal ao ensino pré-escolar.
Dra. Suzana Toscano
Com os vícios na administração pública, ainda há espaço para jovens de mérito?
Leonor Beleza
Como melhorar os serviços de saúde em Portugal sem perder a igualdade na qualidade para os cidadãos e se m reduzir a Saúde a uma questão de dinheiro dos utentes?
Dr. Alexandre Relvas
Considera que a Juventude Social Democrata, os jovens do futuro, que se interessam pelo futuro do país, se aproximam em termos da vontade, do sonho e do projecto que o Exmo.Dr. Sá Carneiro esperaria de nós?
João de Deus Pinheiro
Qual julga ser o principal "trunfo" com que Portugal poderá beneficiar a União Europeia?
Durão Barroso
Qual acha ser o principal aspecto a mudar no funcionamento da União Europeia para melhorar o seu funcionamento?
Luís Marques Mendes
Quais são os três aspectos que considera mais importantes para melhorar a qualidade democrática no nosso país?
Dra. Paula Teixeira da Cruz
Atendendo ao descrédito generalizado no nosso sistema judicial, como convencemos a população a não partir para o exercício de tutela privada fora dos limites legalmente estabelecidos?
Achei Curioso
O trabalho de grupo implicar o uso das Novas Tecnologias e da Internet pela dinâmica que fomenta e por implementar o uso de um dos meios mais utilizados actualmente para a divulgação de ideias e políticas.
Achei curioso o Dr. Marques Mendes relembrar que a Justiça não funciona de forma igual para todos os portugueses. As diferenças entre a Justiça para os pobres e para os ricos é motivo de grande preocupação já que os nossos direitos e a vida em sociedade em si estão susceptíveis do poder económico e mediático de cada um de nós.
Gostei bastante da apresentação do Dr. Monjardino que dissipou parte das minhas preocupações e que nos incitou a aceitar a mudança como parte dum projecto para um mundo não necessariamente melhor mas diferente e necessário.
Acho magnífico o programa da UV, em especial o "Falar Claro", ex-libris da mesma. Não só é louvável a extrema utilidade das técnicas de comunicação para a nossa vida política, como para a vida profissional e associativa. Esta é só mais uma das provas que à JSD não interessa só formar os jovens para a política, mas também para o mundo real e para a sociedade.
Fiquei muito satisfeita por ter sido referida a necessidade de apoiar o Voluntariado e de permitir que as pessoas nos serviços de saúde e afins tenham o apoio da sua comunidade religiosa. A solidariedade é muitas vezes esquecida, especialmente para um partido social-democrata como o nosso.
Sugestões
Vivemos num pais orgulhosamente democrático. Isto implica que cada um de nós tenha a liberdade para deter propriedade, seja titular de direitos e pense e se expresse livremente. Vivemos à partida sem repressão. Por isso, julgo também importante debater-se não só sobre economia ou ambiente, mas também sobre segurança, a que o Estado não está a dar a devida atenção.
Mensagem Final
Crescer Como em tudo na vida, são as experiências que nos fazem crescer e melhorar o nosso empenho na vida.
Quando me candidatei tive dúvidas sobre se me ia adaptar, aprender ou melhorar ao ritmo social democrata. Mas a minha experiência foi magnífica e se pudesse voltar todos os anos, aqui me teriam. Aos grupos fantásticos, ao Staff prestável, ao Reitor exigente mas maravilhoso e a toda a organização e participantes.