Três obras públicas: Alcochete, TGV, Nova travessia do Tejo em Lisboa. Gostaria de sugerir outras três mais urgentes, ou crê serem estas insubstituíveis?
Portugal precisa de canalizar meios públicos para empresas que exportem em particular na área da inovação e conhecimento e menos investimento público tradicional
Na sua opinião, qual a razão para continuarem a haver algumas guerrilhas internas e tantas disputas de poder no seio do nosso partido? Com a agravante de algumas destas lutas ocorrerem em alturas em que a união interna do partido é fulcral...
Porque nem sempre prevalece o bom senso de quem deve dar o exemplo;
Foi o impulsionador de uma reforma ao nível da divisão administrativa do País, no entanto o Governo do PS colocou-a na gaveta. Nesse sentido, quais as principais diferenças entre o que defende o PS e o PSD, na organização dos Munícipios e Regiões (NUT III)?
Parte da resposta está naquilo que respondi ao Pedro Cunha.
Quais os projectos pessoais de cariz político que pretende realizar nos próximos tempos?
Num momento em que é particularmente visível a dificuldade de credibilização dos titulares de cargos públicos, é também verdade que a qualidade da nossa Democracia exige não apenas credibilidade, mas igualmente um sistema político em que a representatividade e a legitimidade estejam efectivamente presentes. Não seria, portanto, este o momento oportuno para se reflectir sobre a reforma do nosso sistema eleitoral que fosse acompanhada pela reforma dos partidos políticos e, também, do nosso modelo de organização territorial, matérias em que me empenharei nos próximos meses.
Pensa que o PSD deveria ter marcado uma posição quanto ao aborto?
Não. Mas gostaria de ter visto mais gente a fazer campanha pelo sim o que teria permitido que o PSD não tivesse ficado com uma imagem tão conservadora.
Apelando à vasta experiência política do Dr., coloco a seguinte questão: Quantos anos/décadas vão tardar os outros partidos políticos até seguir o exemplo notável dado pela Universidade de Verão?
Acredito que o exemplo da Universidade de Verão da JSD será seguido no curto prazo pelos outros partidos e em particular pelo PS.
Num País com a dimensão de Portugal faz sentido defender a regionalização? Na prática, não se consubstanciará apenas na criação de mais uma estrutura política e no aumento da despesa pública, sem resultados práticos?
Acho que o Referendo resolvera o assunto dizendo NÃO.
Tendo em conta a sua experiência no poder local e a um nível mais regional, considera que a criação das regiões em Portugal poderá ter como efeito a asfixia do primeiro?