PERGUNTA A ...
 
 
 
     
João de Deus Pinheiro
   
Alexandre Norinho de Oliveira
Num período em que as instituições europeias resvalam em dificuldades, decorrentes sobretudo do grande número de membros, considera proveitosa, justa e oportuna a adesão da Turquia à UE?
André Reis e Silva
Quais considera serem as mais urgentes medidas a serem tomadas por Portugal a fim de poder acompanhar os restantes países da União Europeia, nomeadamente numa altura em que alguns países do Leste da Europa, últimos aderentes à UE, começam já a ultrapassar Portugal em diversas áreas.
Andreia Ribeiro
Sendo lisboeta e cabeça-de-lista por Braga, o terceiro distrito com maior representação na AR e o mais JOVEM do país, qual a sua opinião sobre o "paraquedismo" nas listas legislativas?
Terá um efeito eleitoral negativo?
Bruno Pereira
Como explica uma tão fraca intervenção política de Portugal em África décadas após a descolonização?
Carla Castro
Se aparecesse o Aladin, com a sua lamparina mágica, e lhe concedesse apenas 1 desejo imediato para a concretização de um objectivo para Portugal, qual seria o sector que escolheria para melhorar a situação do nosso país? E porquê.
Carla Marcelino
Será uma resposta fácil culpar a economia global para a crise que vivemos em Portugal, ou optar por políticas proteccionistas pode ser hoje uma opção não condenável?
Carlos Soares Moreira
Na vida política todos são alvo de críticas, calúnias, confusões prepositadas, etc. No seu caso, foi apontado pela comunicação social como o menos produtivo dos Eurodeputados da legislatura 2004-2009. Ouvi-o no encerramento da 3ª Universidade Europa refutar tal calúnia e, apesar de excusado, explicar à comunicação social o trabalho do crupo que liderava e que só o o facto de ser Vice-Presidente do PPE já lhe dava bastante trabalho. O que pode aconselhar aos jovens políticos que poderão no futuro ser alvo de críticas incorrectas e calúnias? Como lidar com isso? Como ver tais críticas?

Cristina Barros
Acha que ainda estamos longe de uma Europa unida como um todo, ou o continente europeu ainda é uma "manta de retalhos"?
Eduardo Freitas
Tendo sido já deputado, ministro e desempenhado diversas funções políticas, que mais valia traz neste momento para o país?
Essi Silva
Qual julga ser o principal "trunfo" com que Portugal poderá beneficiar a União Europeia?
Filipe Almeida
Tendo o Prof. Doutor sido Ministro dos Negócios Estrangeiros, gostaria de saber a sua opinião acerca dos PALOP, sendo Portugal um País de descobrimentos e deixando a diplomacia para segundo plano, não deveria Portugal potenciar os PALOP? De que forma?
Francisco Miguel Sousa
Se o Kosovo foi uma região de sempre integrada em diferentes Estados, porque razão a UE, ou a maior parte dos Estados-membros, reconheceram uma região anção berço da Sérvia como independente na pós-invasão de nómadas Albaneses?
Gonçalo Maia Marques
Acha que a Turquia devia entrar para a União Europeia?
Hélio Rebelo
Como classifica o desempenho do actual Ministro dos Negócios Estrangeiros, Luis Amado, no exercício das suas funções?
Henrique Jorge
Qual é para sí o maior erro da política educativa em Portugal?
Isabel Peixoto de Castro
Qual a principal mudança que Portugal deve operar para se desenvolver e sustentar numa UE com 27 Estados membros?
João Henrique Conde
Sendo uma pessoa que já ocupou vários cargos políticos, qual aquele que mais o realizou?
João Rodrigues Azenha
Do seu ponto de vista, que papel a moeda EURO pode vir a desempenhar na economia mundial, será que e médio/longo prazo vamos ter a cotação das "Commodity" em EUROS ?
Jorge Pereira
Qual o espaço que Portugal poderá ocupar numa Europa do Atlântico aos Urais?
Liliana Vaz de Carvalho
Num momento político de mudança com as eleições legislativas e autárquicas "à porta" e, com o acentuar das diferenças entre o litoral e o interior, a coesão nacional não devia ser uma prioridade? Uma locomotiva não pode funcionar com carruagens a diferentes velocidades!!
Manuel Nina
Quais são as mudanças que se podem esperar no Parlamento Europeu face aos resultados do PPE nas últimas eleições?
Miguel Nunes Silva
Um pacto de regime em política externa é possível, em Portugal?
Nuno Ricardo do Carmo
Tendo ocupado várias posições de destaque na esfera política, tanto a nível nacional como internacional, perguntava-lhe quais os principais desafios das 3 mais sonantes (Ministro, Eurodeputado, Deputado), e quais as principais motivações para cada cargo?
Patrícia Santos
Porque optar pela vida política?
Pedro Cunha
Como avalia a hipótese de um futuro modelo federalista para a UE?
Ricardo Campelo de Magalhães
Tem uma experiência única por ter trabalhado nos três vértices da União Europeia. Qual é o vértice em que mais gostou de trabalhar? Porquê?
Rita Leitão
Em que medida os jovens portugueses poderão se encontrar melhor preparados para acompanhar o desenvolvimento cultural da mesma geração oriunda de países de leste europeu?
Rui Cepeda
Tendo sido docente na Universidade de Lourenço Marques assim como Ministro da Educação e dos Negócios Estrangeiros, acha que as Universidades Portuguesas deviam ter um papel mais activo na transferência de conhecimento e competências para as Universidades dos PALOP?
Rui Silva Pereira
Sendo eu do distrito em que o Dr. João de Deus Pinheiro é cabeça-de-lista, por favor, diga-me porque é que os jovens devem votar no PSD?
Sérgio Tavares
Após a recente recessão, evidenciando algumas das consequências de uma economia global o envelhecimento da população na UE não irá aumentar a debilidade de economia na UE? De que forma nos devemos preparar?