PERGUNTA A ...
 
 
 
     
Durão Barroso
   
Carla Marcelino
Na sua opinião, quais os maiores "muros de Berlim" que faltam cair na Europa?
Reconhecendo a existência de imperfeições que devem ser corrigidas, nenhuma delas é maior do que a ausência de liberdade individual e de respeito por direitos humanos fundamentais. Este ano, devemos celebrar o 20º aniversário da queda do Muro de Berlim como um dos acontecimentos mais marcantes da segunda metade do século XX. Aquele dia de Novembro simbolizou o regresso da liberdade a toda a Europa. Após 1989, todos os países subjugados durante cerca de meio século à ditadura totalitária comunista passaram a viver em democracia. Falta agora terminar com a divisão de Chipre, derrubando assim o último muro político que ainda existe na União Europeia. A adesão destes países à União Europeia constituiu o resultado natural das "revoluções liberais", para usar a expressão de Ralf Darhendorff, ocorridas em finais de 1989. Sendo o primeiro Presidente da Comissão Europeia de uma 'Europa alargada' a 27 Estados Membros, conheço bem o profundo significado resultante desse alargamento. Pela primeira vez na sua história, a Europa vive unida em paz, em democracia e em liberdade. No entanto, o triunfo histórico de final do século XX não deve tornar os europeus complacentes. A democracia e a liberdade são como os jardins: devem ser cultivados e tratados permanentemente. Se assim fizermos, não voltarão a crescer novos "muros" na Europa.
Rui Cepeda
Considera a Europa como o melhor local do mundo para se nascer ?
Não trocava nascer na Europa por nascer em qualquer outro continente. Vivemos em liberdade e em sociedades abertas e tolerantes. Nos planos económico e social, alcançamos um equilíbrio notável entre a prosperidade económica e a justiça social, invejado de resto em muitos outros países. No nosso continente, gozamos de uma diversidade e de uma riqueza culturais, desde a literatura à música e à pintura, sem comparação a nível mundial. Às conquistas políticas, económicas, sociais e culturais da Europa, junto o orgulho de ser português. Apesar de todos os nossos problemas, não trocaria nascer em Portugal por nascer em qualquer outro país europeu. E o orgulho na minha nacionalidade é indispensável para desempenhar o cargo de Presidente da Comissão com dignidade.
Carlos Lúcio
Estando fora de Portugal e tendo uma visão geral sobre os nossos parceiros na Europa, qual seria o seu conselho para que a Juventude Portuguesa se possa diferenciar e possa ter sucesso numa "Europa Global" ?
Devo dizer, antes de mais, que em termos gerais a juventude portuguesa tem tanto sucesso como as juventudes dos outros países europeus. Em várias cidades europeias, Londres, Paris, Bruxelas, Madrid. Amesterdão, Berlim, há milhares de jovens portugueses que se salientam em carreiras internacionais de sucesso. As gerações do "Portugal europeu" já pertencem à "Europa global". Sei bem que o nosso país enfrenta problemas sérios, mas por vezes é lúcido e salutar adoptar uma perspectiva histórica mais alargada. Se compararmos a minha geração e as gerações anteriores com as vossas, o fosso em termos de oportunidades é imenso. As oportunidades de que gozam demonstram o sucesso dos últimos trinta anos da história portuguesa. Deixaria dois conselhos. Aproveitem as oportunidades para estudarem e adquirirem experiências profissionais noutros países europeus, mas mantenham a vossa ligação com Portugal. Se o "Portugal europeu" vos dá mais oportunidades, é igualmente verdade que continuará a precisar da vossa formação.
Isabel Ortigão
Tendo em conta os objectivos do milénio, qual o papel da União Europeia no que concerne à erradicação da pobreza?
Como sabem, a União Europeia é a maior doadora mundial para a ajuda ao desenvolvimento. Como Presidente da Comissão Europeia, tomei decisões que reforçaram a contribuição europeia para lutar contra a pobreza mundial. Durante os próximos cinco anos, devemos fazer mais e melhor. O desenvolvimento em África será, concretamente, uma das principais prioridades da Comissão Europeia. Estou absolutamente convicto que as ligações históricas entre a Europa e África e os problemas que os africanos enfrentam exigem uma parceria para a paz e a prosperidade no continente africano.
Afonso Santos
Como será possível inserir Portugal no "eixo vital" da União Europeia? Quais os esforços governamentais para estarmos na rota vital da União Europeia?
André da Silva Mota
A União Europeia irá apostar em medidas proteccionistas para dar preferências a produtos ou serviços Europeus?
André Fernandes
Como é que a U.E. deverá lidar com a ameaça económica que os BRIC representam? Através de políticas proteccionistas ou de uma adaptação estrutural à nova realidade?
André Reis e Silva
Quais considera serem as mais importantes mudanças que necessitam de acontecer na Turquia para uma futura adesão desde país à União Europeia?
Andreia Ribeiro
Observando de fora, a partir de um plano Europeu, considera que Manuela Ferreira Leite tem condições para impor Portugal na cena internacional? Qual o caminho a seguir para credibilizar o País?
António Fonseca
depois de outubro com o PSD na liderança Nacional, quais seram as medidas mais corretas para portugal ser reconhecido la fora e ser credivel perante a Europa....

Beatriz Ferreira
Gostaria de fazer uma pergunta pessoal. Eu e o Dr. Durão Barroso partilhamos as mesmas origens territoriais e sociais, provavelmente as mesmas experiências por estas proporcionadas. Os jovens da minha e da sua terra esforçam-se por canalizar toda a sua ambição, vontade e energia a trabalhar por um mundo mais junto e coeso como tem oportunidade de fazer enquanto Presidente da Comissão Europeia. O que tem a União Europeia e o Dr. Durão Barroso a dizer a todos estes jovens, base da continuidade do projecto europeu?
Bruno Pereira
Se depois do desafio político internacional em que se encontra, tem vontade e se sente capaz de voltar a ser um quadro na conjuntura política nacional.
Carla Castro
Gostaria de saber, qual é a opinião do Dr. Durão Barroso para o actual estado do nosso País e em que medida ou medidas gostaria de intervir se pudesse, para a apresentação de novas soluções e mudanças em Portugal.
Carlos Maciel
Como vê o Eurocepticismo do Reino Unido agora que a libra está a caír em relação no euro?
Carlos Soares Moreira
Em 2013 Portugal deixará de receber fundos da UE. Estará Portugal nessa data pronto para tal quebra de rendimento?
Cristina Barros
O que acha que falta aos portugueses, para se sentirem "mais europeus"? Para ter o sentimento da "sua Europa"?
David Barata
Num momento de mudança iminente, com o surgimento de novas ordens mundiais, será que as mais antigas sociedades querem realmente resolver os seus problemas (liberdade, equidade, oportunidade) ?
David Alexandre da Silva
Qual o papel da U. E.na exploração nacional dos recursos naturais Europeus?
Eduardo Freitas
Se voltasse para Portugal, que medida tomaria para combater a crise?!

A U.E. parte para um Estado Federado, acha que a soberania do Estado Português será colocada em causa?
Eduardo Sousa
Uma politica externa comum para a UE só será possível quando estivermos perante uma União federalista?
Essi Silva
Qual acha ser o principal aspecto a mudar no funcionamento da União Europeia para melhorar o seu funcionamento?
Filipa Couceiro do Carmo
O que é que mais o preocupa no futuro da União Europeia?
Firmino Serôdio
Sendo militante e ex-presidente do PSD e como Presidente da Comissão Europeia, Qual é a sua opinião sobre a Integração do PSD no PPE, sendo que somos o único pais da Europa em que a maioria de direita é Social-Democrata e não Popular?
Francisco Miguel Sousa
Concorda ou não com a entrada da Turquia na UE até 2015? Porque razão?
Francisco Oliveira
Um dos objectivos da União Europeia mais importante para os jovens é a criação de um mercado de trabalho único. Acha que as novas gerações já vão poder beneficiar deste mercado de trabalho muito mais abrangente?
Gonçalo Maia Marques
Está satisfeito com a marcha da construção Europeia?
Hélio Rebelo
O exercício da política em Portugal ainda o atrai, ou será este um território já muito pequeno para as suas expectativas?
Henrique Jorge
Visto que já foi atingida a coesão económica europeia, quais serão os próximos passos a percorrer e em que áreas é que a U. E deveria investir?
Hugo Costa Sousa
Qual a política de defesa Europeia? Haverá lugar para um Exército Único Europeu? Como constítui-lo?
Ilídio Leite
Qual a postura da nossa agricultura tendo em conta as limitações impostas pelo PAC?
Isabel Peixoto de Castro
Qual a sua opinião sobre uma possível entrada da Turquia como Estado membro da União Europeia?
Joana Romão
Sou uma jovem recém-licenciada em Química e receio que o meu futuro no mercado de trabalho. Gostaria que me desse uma razão para investir no meu País, em vez de tentar a minha sorte noutro local da Europa. Considero que o seu ponto de vista como português e Presidente da Comissão Europeia seria muito interessante.
João Annes
Tendo em conta a evolução da conjuntura político-partidária no Parlamento Europeu, bem como as atitudes de alguns Estados-Membros face ás instituições europeias, considera que a coesão europeia é um património em risco?
João Henrique Conde
Quais são as suas prioridades para o seu segundo mandato à frente dos destinos da Comissão Europeia?
João Janes
O que fez o Dr. Durão Barroso alterar radicalmente os seus ideais e crenças políticas quando na adolescência?
Que influências sofreu?
Ou foi um processo de auto-reflexão?
João Ribeiro
Como se pode um jovem afirmar na política Europeia, quais as oportunidades que tem e como motivar os jovens a esta participação?
João Rodrigues Azenha
Face a actual situação energética internacional, o que pensam do recurso a energia nuclear, para atenuar a dependencia do petroleo por parte dos países da UE?
Joel Ornelas Cardoso
A globalização poderá trazer conflitos militares?
Jorge Pereira
Qual considera ser o maior desafio com que se irão deparar as nova gerações de europeus?
José da Gama
Qual o limite de crescimento da União (a nível de membros)? Até que ponto (e até onde geográficamente) é interessante que a União Europeia cresça?
Liliana Vaz de Carvalho
Em termos ambientais o uso de combustíveis fósseis está a contribuir para o aquecimento global e outras alterações climatéricas. Até quando vamos continuar a ser dominados pelo lobbie do petróleo?
Luís Abreu
Está a União Europeia capaz de manter a credibilidade e a União dos Países Europeus face ao crescente sentimento de descontentamento e desigualdades sociais?
Marina Gabriela Machado
O próprio planeta Terra esta constantemente em mudança, acredita numa mudança optimista a nível ambiental para o futuro desta geração?
Miguel Nunes Silva
É função do Presidente da Comunidade Europeia fazer evoluir a Europa para uma federação de Estados? A Comissão Europeia tem um papel ideológico na U.E.?
Nuno Ricardo do Carmo
O que temos ainda que fazer para que haja uma evolução da noção actual de consumidor europeu para uma de cidadão europeu?
Patrícia Santos
Porque concorre a um segundo mandato à frente da União Europeia tendo em conta a controvérsia que se faz sentir em torno do mesmo, não tem medo/receio das provocações que vão surgir?
Pedro Cunha
Em que medida e de que forma pode a UE afirmar-se como mediadora de conflitos regionais, concretamente a questão israelo-palestiniana?
Pedro Pereira da Silva
Qual a maior dificuldade diplomática que enfrentou enquanto Presidente da Comissão Europeia?
Ricardo Campelo de Magalhães
A mobilidade de jovens entre países da União Europeia é muito baixa. Porquê?

O que está a ser feito para combater essa imobilidade?
Ricardo Gonçalves
Gostaria de saber que opinião tem em relação aos investimentos públicos que se propõem ser feitos em Portugal nos próximos anos, aproveitando os fundos comunitários existentes neste quadro europeu.
Rita Leitão
O que pensa das questão dos Curdos nas montanhas da Turquia?
Rita Leitão
Quais as medidas que a União Europeia prevê tomar para com o aumento constante da imigração ilegal oriunda do norte de África?
Sérgio Tavares
No novo mandato proposto a si para a presidência da U.E. nos próximos anos, conseguirá identificar qual será o maior desafio para a Presidência? Porquê?
Vasco Freitas da Costa
As instâncias políticas nacionais não têm eficácia possível no controlo directo sobre a deslocalização das empresas multinacionais. A União Europeia, enquanto instância supranacional, pode ter algum papel neste domínio?