SUGESTÕES
 
 
 
       
 

André Reis e Silva
Sugiro que, dadas as tardias horas a que nos deitamos, fruto do elevado número de trabalho que temos tido, fosse providenciado algum género de refeição entre o jantar e o pequeno-almoço (como uma ceia, parecida com o lanche servido), visto que acabamos por ficar cerca de 12 horas sem comer e, no exterior do hotel, não existe nenhum sítio onde se possa comer.


29-08-2009 | 15:36

Resposta Carlos Coelho:
Olá André,

Já respondi a outras sugestões similares. A verdade é que não queremos encorajar o prolongamento excessivo de trabalhos de grupo pela noite dentro porque isso prejudica a concentração nos trabalhos da manhã.

CC

       
       
 

Carlos Soares Moreira
Curriculum da Deputada Ana Zita Gomes que chegou aqui e nem nos foi apresentada como merece (no meu caso já a conhecia, mas no caso de muitos outros não).
29-08-2009 | 15:35

Resposta Carlos Coelho:
Olá Carlos,

Tem toda a razão. Foi um lapso de que peço desculpa.

CC

       
       
 

Marina Gabriela Machado
Sugeria que fosse entregue aos alunos da UV, um cd ( ou envio por email) a simulação da assembleia, pois assim os alunos poderiam visualizar a sua prestação e reparar em tiques que por vezes não tem noção deles, e fazer uma auto-avaliação da sua intervenção.
29-08-2009 | 15:30

       
       
 

Miguel Nunes Silva
Que haja mais antecipação na disponibilidade das perguntas aos convidados.



Talvez colocá-las um ou dois dias antes.
29-08-2009 | 13:59

Resposta Carlos Coelho:
Olá Miguel,

Muito obrigado pela sugestão. Vamos ponderá-la para a edição de 2010.

CC

       
       
 

Jorge Pereira
Porque não disponibilizar um cd/dvd com as fotos da UV?
29-08-2009 | 10:15

Resposta Carlos Coelho:
Olá Jorge,

Vamos fazê-lo mas não poderá ser de imediato.

CC

       
       
 

João Henrique Conde
Era benéfico que os alunos de outras edições da Universidade de Verão fossem dotados de identificação, de maneira a que os alunos da UV2009 possam interagir com mais facilidade, visto que as visitas deixam de ser "desconhecidas" se tiverem a credencial.
29-08-2009 | 00:00

Resposta Carlos Coelho:
Olá João,

Muito obrigado pela sugestão. O problema é que a maioria dos ex-alunos "aparecem" sem nos prevenir antecipadamente.

CC

       
       
 

João Annes
Que futuramente hajam mais componentes práticas na UV 2009 como a criação do vídeo ou outras que estimulem não só a absorção de novos conhecimentos mas também a criação de conhecimento, porque os jovens da UV também têm um contributo a dar.

Sugiro a criação de uma "Resolução da universidade de verão" com duração de 1 ano, explanando as priuncipais preocupações e propostas que pudessem ser criadas durante essa semana.
28-08-2009 | 19:29

Resposta Carlos Coelho:
Olá João,

Muito obrigado pela sugestão. Peço-lhe que a inclua na avaliação final que irá ocorrer amanhã de manhça, de forma a que possa ser considerada na reunião em que se fará o balanço de 2009 e se começam a desenhar as inovações para 2010.

CC

       
       
 

Miguel Castanheira Santos
Boa tarde,

sugiro que em proximas edições do formato de aula "debate", seja convidado um jornalista como moderador ou se crie uma especie de "Prós e Contras".

Cumprimentos,

Miguel Santos
28-08-2009 | 18:56

Resposta Carlos Coelho:
Olá Miguel,

Muito obrigado pela sugestão, que me parece muito interessante. Peço-lhe que a inclua na avaliação final que irá ocorrer amanhã de manhça, de forma a que possa ser considerada na reunião em que se fará o balanço de 2009 e se começam a desenhar as inovações para 2010.

CC

       
       
 

João Prazeres de Matos
Sugiro, para futuras UV e talvez de forma egoísta ou irreflectida, que a sala de sessões esteja sempre à disposição dos alunos para trabalhar.



Assim, as reuniões que decorrem à porta fechada deveriam ser realizadas num outro lugar.
28-08-2009 | 18:48

Resposta Carlos Coelho:
Olá João,

Obrigado pela sugestão.

Infelizmente, o Hotel é parco em espaços para reuniões. Temos de trabalhar com as limitações que resultam dos meios que temos à nossa disposição.

CC

       
       
 

Liliana Vaz de Carvalho
Vivemos um momento de algum alarmismo em relação à Gripe A. A saúde é um tema muito interessante que não debatemos. As doenças emergentes, o sistema nacional de saúde, eutanásia, cuidados paliativos, etc.

Sugeria este tema numa próxima edição.
28-08-2009 | 18:01

Resposta Carlos Coelho:
Olá Liliana,

Muito obrigado pela sugestão. Peço-lhe que a inclua na avaliação final que irá ocorrer amanhã de manhça, de forma a que possa ser considerada na reunião em que se fará o balanço de 2009 e se começam a desenhar as inovações para 2010.

CC

       
       
 

Bruno Pereira
Observei que os grupos ficam muito fechados e que não há um relacionamento entre grupos, a não ser meramente a nível social.

Assim, talvez fosse ainda mais benéfico criar uma actividade que conjuga-se o esforço comum de vários grupos.


28-08-2009 | 17:41

Resposta Carlos Coelho:
Olá Bruno,

Concordo que seria desejável maior interacção entre os grupos. Peço-lhe que amanhã, na avaliação final, contribua com sugestões concretas quanto a iniciativas que poderíamos organizar com esse objectivo.

CC

       
       
 

Liliana Vaz de Carvalho
O tema "Falar Claro" deveria ser mais extenso em termos temporais no programa. Parece-me que devemos ter conteúdo na nossa mensagem, mas se não a soubermos transmitir...De pouco vale. E um maior enfoque neste tema seria positivo para a nossa formação.
28-08-2009 | 17:40

Resposta Carlos Coelho:
Olá Liliana,

Muito obrigado pelo elogio implícito. O problema é que o tempo é um recurso finito. Para podermos aumentar o Falar Claro temos de retirar outra coisa. Não consigo retirar nada... Sugiro que amanhã, na avaliação final, sugira o que devemos retirar.

CC

       
       
 

Maria Luísa Parracha
acho que deveriam haver mais saidas á noite. uma saida como a de ontem deu para conhecer varios colegas de outros grupos!
28-08-2009 | 17:34

       
       
 

Rui Cepeda
Vivemos no espaço Europeu onde a segurança alimentar, a rastreabilidade dos produtos e a protecção dos cidadãos atingem um nível ímpar a nível mundial. Apesar disso a desinformação e medos e receios infundados dominam a nossa sociedade.

Acho que seria benéfico uma aula sobre a politica europeia nesta área assim como o papel de organismos como a EFSA, no ambito da Universidade de Verão ou outras iniciativas de formação!
28-08-2009 | 16:32

Resposta Carlos Coelho:
Olá Rui,

Muito obrigado pela sugestão.

No Domingo de manhã (na Avaliação Final) vamos perguntar-vos quais os temas que manteriam e quais os que retirariam. Peço-lhe que faça essa sugestão para que ela esteja presente na reunião da Organização onde iremos fazer o balanço desta UV.

CC

       
       
 

David Barata
Não percebi se as entrevista foram seleccionadas, é que me parece que não aparecem as entrevistas de todos os entrevistados no primeiro dia!
28-08-2009 | 16:00

Resposta Carlos Coelho:
Olá David,

Tanto quanto sei todas aparecem na Intranet e vão aparecer no CDROM e no site da UNIV. Vou perguntar ao Paulo Colaço se houve algum problema técnico que tenha impedido a publicação de alguma.

CC

       
       
 

Manuel Nina
Sugiro que o Director seja mais rigoroso e regule as intervenções dos alunos que insistem em efectuar duas perguntas na mesma intervenção, em flagrante desrespeito para com os outros grupos, cujos intervenientes se restringem a uma (1) pergunta regulamentar.
28-08-2009 | 15:57

Resposta Carlos Coelho:
Olá Manuel,

Tem toda a razão. Vou passar a dica ao Pedro Rodrigues e ao Duarte Marques.

CC

       
       
 

Gonçalo Maia Marques
A organização proporcionasse mais momentos para actividades conjuntas entre os grupos todos, por forma a que nos conheçamos melhor (ex: "peddy paper", mais visitas, "trivial" sobre política).
28-08-2009 | 14:31 (entregue em papel)

Resposta Carlos Coelho:
Olá Gonçalo,

Não posso estar mais de acordo, mas como o tempo é escasso e está já muito sobrecarregado, para adicionar novas actividades será necessário prescindir de outras. Peço-lhe que aproveite a Avaliação Final (domingo de manhã) para sugerir o que deve ser eliminado em futuras UVs.

CC

       
       
 

Carlos Soares Moreira
Avaliação dos jantares.
28-08-2009 | 12:52

Resposta Carlos Coelho:
Olá Carlos,

Já respondi a uma sugestão similar. No Domingo de manhã vão avaliar os jantares e os conferencistas em igualdade de circunstâncias com os Temas.

CC

       
       
 

Luís Pombo
Em forma análoga ao nº2 do art 49 da CRP, sugiro que toda e qualquer votação na UV seja realizada sob forma voluntária, exercendo um direito e não segundo uma imposição.
28-08-2009 | 12:23

Resposta Carlos Coelho:
Olá Luis,

A Participação na UV inclui um conjunto de actos obrigatórios. Não participar significa não entrar no espírito da UV. Mas (embora sem qualquer utilidade) qualquer participante pode votar em branco.

CC

       
       
 

Eduardo Sousa
Porque não numa próxima edição identificar-se os jornalistas tal como todos nós aqui dentro andamos identificados?
28-08-2009 | 12:13

Resposta Carlos Coelho:
Olá Eduardo,

Boa ideia ! Embora eu seja de opinião que, para o bom funcionamento da UV, seria desejável menos jornalistas.

CC

       
       
 

Francisco Oliveira
Um aspecto menos positivo na UV, na minha opinião, é o facto de a estrutura desta iniciativa nos cingir a trabalhar exclusivamente com o nosso grupo. Seria importante a organização da UV fomentar o trabalho e convívio entre mais pessoas, por exemplo, a mudança dos grupos de trabalho durante a semana poderia contribuir para haver mais interacção entre os alunos.
28-08-2009 | 10:59

Resposta Carlos Coelho:
Olá Francisco,

Esta é uma crítica recorrente nas UNIVs. A solução tem prós e tem contras. A experiência que temos é que uma semana (na prática, 5 dias) não é de menos para que, dentro de um grupo, as pessoas realmente se conheçam e consigam funcionar articuladamente.

Partir os grupos a meio da semana pode não ser a melhor solução. Mas estamos sempre prontos a acolher sugestões que permitam aumentar a interacção entre os grupos. Sugiro que, amanhã, na avaliação final contribua com as suas ideias de como atingir esse objectivo.

CC

       
       
 

David Barata
Sugiro a utilização de garrafas de água em vidro nas sessões de trabalho e, já agora, que se escreva o nome nos copos.
28-08-2009 | 10:45

Resposta Carlos Coelho:
Olá David,

Uma sugestão em plena sintonia com a intervenção do Eng. Macário Correia ! Estou certo que ele gostará de lê-la bem como a do Francisco Miguel Sousa que vai na mesma linha.

Vamos ver, com o Hotel, como podemos alterar o sistema de distibuição de água. Possivelmente já só a tempo da próxima UV.

CC

       
       
 

Ricardo Campelo de Magalhães
Deve ser sugerido aos oradores que o importante aqui não é falar de factos históricos que ou conhecemos, ou não temos muito interesse em conhecer.

O importante são as políticas, o futuro e a consciencilização dos laranjinhas para a importância do assunto!
28-08-2009 | 10:30

Resposta Carlos Coelho:
Olá Ricardo,

Tentamos encontrar os melhores oradores para cada tema. Dado o nível dos convidados e a sua reputação nas respectivas áreas seria atrevimento meu estar a dizer-lhes o que devem transmitir.

CC

       
       
 

Carlos Maciel
Acho que somos constantemente "bombardeados" com quilos de papel, muitas vezes quando não se justifica como convites para jantar, etc. Acho que muito dos conteúdos deveriam ser transmitidos por via web.
27-08-2009 | 16:58 (entregue em papel)

Resposta Carlos Coelho:
Olá Carlos,

Há pormenores da organização da UV que têm razão de ser mas que não queremos revelar. Faz parte dos nossos segredos :)

Há coisas que podem parecer sem sentido mas foram pensadas para cumprir o seu papel no modelo global da UV.

Quando a usar apenas o formato digital substituindo o papel esse é o nosso objecto (já respondi a isso relativamente a outra sugestão) mas ainda não é possível fazê-lo sem discriminar entre participantes com e sem computador portátil.

CC


       
       
 

Carlos Maciel
Acho que a visita a Castelo de Vide se deveria realizar nos primeiros dias da UV, à Quinta-Feira muitos dos elementos encontram-se cansados e vão aproveitar para recompor forças.
27-08-2009 | 16:57 (entregue em papel)

Resposta Carlos Coelho:
Olá Carlos,

Muito obrigado pela sugestão. A colocação da visita no meio da semana funciona também como meio de descontracção. Sentimos (desde a 2ª UV) essa necessidade. Se fizessemos a visita a Castelo de Vide no primeiro dia teríamos de organizar outra iniciativa para fazermos a meio da semana.

CC

       
       
 

Francisco Botelho Carlos
Deveria haver uma zona exclusiva para se trabalhar em grupo com horário ilimitado.
27-08-2009 | 16:11

Resposta Carlos Coelho:
Olá Francisco,

Já respondi a outros colegas relativamente a sugestões semelhantes. Não queremos encorajar o trabalho pela noite fora porque isso prejudica a produtividade das Sessões da manhã.

CC

       
       
 

Francisco Miguel Sousa
Sugiro a livre imprensa no que diz respeito da publicação dos blogs e twitters nos meios de comunicação. Com certeza ainda existem muitas vozes por expressar.
27-08-2009 | 16:01

       
       
 

Francisco Miguel Sousa
Sugiro uma gestão eficiente das águas! Se no final de cada dia 100 garrafas de 50cls são deixadas no plenário a 30% significa que cerca de 15 litros vão directamente para o lixo. Se em 7 dias os 105 litros são encaminhados no lixo.

Sugiro o sistema de bidon de água e um copo pessoal para cada aluno para evitar também a quantidade de lixo provocada pelo mesmo.
27-08-2009 | 15:59

Resposta Carlos Coelho:
Olá Francisco,

Uma sugestão em plena sintonia com a intervenção do Eng. Macário Correia ! Estou certo que ele gostará de lê-la.

Vamos ver, com o Hotel, como podemos alterar o sistema de distibuição de água. Possivelmente já só a tempo da próxima UV.

CC

       
       
 

Manuel Nina
O prorrogamento do prazo para as Propostas de Governo era escusado. Os grupos têm obrigação de saber gerir o seu tempo e aqueles que o fizeram de forma eficaz - e entregaram antecipadamente os seus Projectos - alocaram tempo e recursos para cumprir os prazos iniciais, retirando-os de outras tarefas (como por exemplo os videos).
27-08-2009 | 10:59

Resposta Carlos Coelho:
Olá Manuel,

Segui o parecer dos Conselheiros que acharam que permitir o trabalho durante o almoço iria permitir a alguns grupos fazerem o seu trabalho com mais qualidade. A "derrapagem" de hora e meia não é complicada para nós. Se isso contribuir para melhorar o exercício de simulação da Assembleia, vale a pena !
Passo a vida na UV a dizer que não. Se puder dizer que sim, sem prejuízo para a UV e com vantagem para a qualidade do trabalho, valerá a pena.

CC

       
       
 

Marta Pereira
Uma vez que os trabalhos na Universidade têm exigido o prolongamento dos trabalhos pela noite, seria bom que fossem disponibilizados snacks para a madrugada.
27-08-2009 | 10:41

Resposta Carlos Coelho:
Olá Marta,

Não queremos encorajar o prolongamento dos trabalhos pela noite fora porque isso prejudica a vossa concentração nos temas da manhã.

CC

       
       
 

Carlos Soares Moreira
Com todo o respeito, sugiro que haja mais cuidado a passar aqueles papéis que nos pedem para fazer com, por exemplo, uma frase dita por um orador. No meu caso passaram mal para o JUV e a frase que aparece como da minha autoria não tem pés nem cabeça. Sugiro mais cuidado, se o resultado final não faz sentido convém ver direito o que está escrito.
27-08-2009 | 09:49

Resposta Carlos Coelho:
Olá Carlos,

Já passei a mensagem à equipa do JUV.
Sugiro mais cuidado com a caligrafia. Confesso que não vi a sua mas já vi algumas bem complicadas...

CC

       
       
 

Jean Barroca
A indicação do prazo limite para envio de perguntas a cada orador na intranet seria vantajoso, facilitando a gestão do tempo por parte dos alunos.
27-08-2009 | 01:24

Resposta Carlos Coelho:
Olá Jean,

Vamos tentar seguir a sua sugestão. Vamos alterar a programação da Intranet para incluir esse dado.

CC

       
       
 

Ricardo Abreu
Deveria haver uma rotatividade nos lugares que são ocupados na sala de aula pelos alunos. Reparei que geralmente os grupos tendem a ocupar os mesmos lugares em todas as sessões. Aqueles que ocupam os lugares mais afastados do orador, são continuamente penalizados.
27-08-2009 | 01:08

Resposta Carlos Coelho:
Olá Ricardo,

Essa questão já se colocou em anteriores UVs. Não faz sentido que sejamos nós a decidir onde vcs se sentam.

Não há lugares reservados. Se vcs forem os primeiros a chegar podem escolher onde se vão sentar.

CC

       
       
 

Jean Barroca
A par da ficha de cada orador, sugeria que existisse uma ficha de cada aula. Algumas propostas de conteúdos a conter: Assunto, Objectivos, Docentes (relação de docentes diferentes sobre o mesmo tema nas diversas edições da UV) Bibliografia, Textos de apoio / Conteúdos e Discussão.



Desta forma, cada aluno poderia facilmente determinar se atingiu os objectivos propostos e aprofundar posteriormente os seus conhecimentos sobre o tema ou, numa perspectiva mais interactiva, propor também bibliografia (ou artigos online) que considerar pertinentes, bem como discutir com actuais e antigos alunos o tema em questão.
27-08-2009 | 01:05

Resposta Carlos Coelho:
Olá Jean,

Essa sugestão é muito interessante !

Peço~lhe que a reitere na avaliação final de domingo de manhã. E muito obrigado !

CC

       
       
 

Jean Barroca
Tendo em conta o bom hábito de bem receber (que tem vindo a ser seguido desde sempre na sua história) sugiro que a ementa do jantar tenha em conta o prato preferido do conferencista.
26-08-2009 | 23:52

Resposta Carlos Coelho:
Olá Jean...

eh eh eh eh E se o Conferencista gostar de carpacio de vieira ? ou salada de algas ? ou fígados de aves ? ou se todos gostarem do mesmo ? como asseguramos a diversidade da alimentação.
A ideia é gira mas comporta algumas dificuldades... Obrigado pela sugestão, de qualquer modo !

CC

       
       
 

Carlos Lúcio
Aproveito este espaço para sugerir que, tal como se avaliam as formações em sala, também se avaliem os jantares conferência. Penso que seria pertinente testar quer o interesse do tema quer o desempenho do orador.
26-08-2009 | 23:39

Resposta Carlos Coelho:
Olá Carlos,

Tem toda a razão !
Terão a oportunidade de o fazer na Avaliação Final que farão domingo de manhã.

CC

       
       
 

Marta Pereira
A documentação que diariamente temos que receber e preencher, possa ser accionada por computadores. Poupava-se muito papel.
A esmagadora maioria dos alunos tem portátil e alguns não o trouxeram, pois certamente não imaginaram a utilidade (extrema) na UV.
26-08-2009 | 17:30 (entregue em papel)

Resposta Carlos Coelho:
Olá Marta,

Esse é o nosso objectivo no futuro. Fizemos um teste o ano passado. Infelizmente, ainda não é possível operar essa mudança sem criar uma indesejável desigualdade entre os participantes da UV.

CC

       
       
 

Leonor Fanha Vieira
Para o ano tentem distribuir melhor os trabalhos.
Com prazos tão apertados e com tantas coisas para fazer no mesmo dis estamos a perder qualidade.
26-08-2009 | 17:27 (entregue em papel)

Resposta Carlos Coelho:
Olá Leonor,

A UV pretende igualmente preparar-vos para trabalhar sob stress. É muito comum ! Além disso, têm de reforçar os mecanismos de trabalho em grupo: solidariedade, confiança mútua, distribuição de tarefas. O pressuposto é que não é possível todos fazerem o mesmo ao mesmo tempo.

CC

       
       
 

Rui Cepeda
Tendo em conta a fantástica qualidade e a dificuldade de acesso que os comuns mortais tem ás personalidades que são convidadas para responder ás perguntas á distancia, sugiro que possam responder a mais que duas questões.
26-08-2009 | 15:51

Resposta Carlos Coelho:
Olá Rui,

Não podemos ter um JUV com páginas excessivas (não temos recursos humanos e materiais) e há personalidades que aceitam responder a duas perguntas mas não aceitariam se pedíssemos muitas mais.

Se pudessemos, gostaria de ter todas as personalidades relevantes do País a responde a cada um dos participantes da UNIV... mas só podemos sonhar.

CC

       
       
 

Jorge Pereira
Seria interessante a criação de uma rede que permitisse a ligação com alunos de anos anteriores, onde existissem troca de experiências, espaços de debate temáticos, etc.
26-08-2009 | 15:47

Resposta Carlos Coelho:
Olá Jorge,

Obrigado pela excelente sugestão. Vamos fazê-lo e lançá-lo na Sessão de Encerramento.

CC

       
       
 

Rui Cepeda
Em algumas aulas o tempo para perguntas catch the eye é bastante reduzido ou inexistente e provavelmente há perguntas pertinentes que ficam por fazer. Por isso sugiro a criação de um sistema que permita fazer questões posteriormente a aula e as quais os palestrantes iriam responder consoante a sua disponibilidade e a pertinência do tema.


26-08-2009 | 15:39

Resposta Carlos Coelho:
Olá Rui,

A solução aqui é tentarmos reduzir o tempo inicial dos oradores (bem sei que não dei o melhor exemplo) ou levar os oradores a darem respostas mais curtas (algumas são exageradamente longas) de forma a aumentar o tempo para o catch the eye.

CC

       
       
 

Bárbara Castro
Penso que seria importante providenciar a disponibilidade de espaços como o bar e sala de aula durante a noite, uma vez que estes têm melhores condições para a realização dos trabalhos de grupo evitando-se também a dispersão dos participantes.
26-08-2009 | 15:30 (entregue em papel)

Resposta Carlos Coelho:
Olá Bárbara,

Esse é um problema recorrente em todas as UVs. O Hotel é muito simpático mas modesto e tem as suas limitações. Por outro lado, não queremos encorajar o prolongamento dos trabalhos pela noite fora porque isso prejudica a vossa concentração nas aulas da manhã.

CC

       
       
 

Hélio Rebelo
No próximo ano seja fornecido um arquivador de forma a podermos organizar melhor a documentação de toda a semana. Neste momento a minha pasta é uma confusão!!!
26-08-2009 | 15:28 (entregue em papel)

Resposta Carlos Coelho:
Olá Hélio,

Obrigado pela sugestão. Sugiro que a repita na avaliação final que fará no domingo (juntamente com outras sugestões de melhorias para a UV 2010).

CC

       
       
 

Manuel Nina
A revista de imprensa (e outros documentos A4) deviam ser impressos em formato frente-e-verso: menos papel para os alunos, menos custos para a organização e o ambiente agradece!
26-08-2009 | 14:54

Resposta Carlos Coelho:
Olá Manuel,

Vamos tentar fazê-lo. O problema é que a fotopiadora está a encravar no formato de frente-verso. Vamos tentar resolver o problema.

CC

       
       
 

Firmino Serôdio
Eu queria sugerir aqui, se fosse possível que se aumentasse o numero de tomadas disponíveis na sala de conferência, porque está se a tornar um pouco caótico conciliarmos o uso dos nossos computadores como instrumento auxiliar durante as aulas...



obrigado
26-08-2009 | 14:50

Resposta Carlos Coelho:
Olá Firmino,

Vamos ver o que é possível tendo em atenção a logística e a capacidade da rede eléctrica da sala de aula.

CC

       
       
 

Eduardo Freitas
Acho que seria importante em futuras Universidade de Verão falar-se das Regiões Autónomas e Regionalização.
26-08-2009 | 14:42

Resposta Carlos Coelho:
Olá Eduardo,

Obrigado pela sugestão. Sugiro que a repita na avaliação final que fará no domingo (juntamente com outras sugestões de melhorias para a UV 2010).

CC

       
       
 

António Fonseca
era de muito valor para esta selecção Nacional que todas as fotografias e videos que estão a ser tirados podessem estar a desposição de todos nos...
26-08-2009 | 14:41

Resposta Carlos Coelho:
Olá António,

As fotos estão a ser carregadas na Intranet e podem ser "descarregadas". Pode usar a sua pendrive para ficar com as fotos que mais gosta.

Os programas de vídeo da UVTV também estão na Intranet e também podem ser descarregados (essa faculdade estará disponível ainda esta tarde).

CC

       
       
 

Jorge Pereira
O sistema “catch the eye” tem o inconveniente de, não obstante os esforços envidados, privilegiar as filas da frente em detrimento de quem se encontra mais atrás. Poder-se-ia colocar um dos "observadores" no fundo da sala para agilizar o processo.
26-08-2009 | 14:38

Resposta Carlos Coelho:
Olá Jorge,

Vou dar a dica ao Pedro Rodrigues e ao Duarte Marques para não esquecerem as filas de trás. Sugiro também que sejam mais expressivos e levantem os braços mais alto.

CC

       
       
 

João Prazeres de Matos
Sugiro, na sequência do discurso de abertura do Carlos Coelho, referindo-se à pegada ecológica que deixamos, e à louvável colocação de um papelão à disposição dos participantes na UV, que exista uma maior preocupação ao nível do papel gasto na distribuição de informação. Por exemplo, proponho que a revista de imprensa seja imprimida nos dois lados das folhas de papel utilizadas.
26-08-2009 | 14:27

Resposta Carlos Coelho:
Olá João,

Vamos tentar fazê-lo. O problema é que a fotopiadora está a encravar no formato de frente-verso. Vamos tentar resolver o problema.

CC

       
       
 

Rita Leitão
Do mesmo modo que existe uma revista de imprensa escrita e da blogosfera sugiro que o façam igualmente para os videos que abordam o tema da UV nos orgãos televisivos e os introduzam ou na Mediateca ou criem um novo separador no teclado da página da UV.
26-08-2009 | 14:17

Resposta Carlos Coelho:
Olá Rita,

Muito obrigado pela excelente sugestão.

Infelizmente, a equipa da UVTV (que poderia fazer isso) está já sobrecarregada com a emissão em directo da UV pela Net e com a produção dos filmes da UVTV. Não temos meios para seguir a programação televisiva e "puxar" os respectivos vídeos.

CC

       
       
 

Filipe Almeida
Considero de interesse debater questões que se prendem com as políticas das Regiões Autónomas, bem como os estatutos especiais que derivam dessa situação. A minha sugestão seria em edições futuras ser convidado uma figura do panorama político da R.A. Madeira ou R.A. Açores.
26-08-2009 | 12:50

Resposta Carlos Coelho:
Olá Filipe,

Obrigado pela sugestão. Sugiro que a repita na avaliação final que fará no domingo (juntamente com outras sugestões de melhorias para a UV 2010).

CC

       
       
 

Eduardo Sousa
Não sei como se processará a sessão de encerramento com a Dra. Manuela Ferreira Leite mas seria interessante que houvesse um espaço de perguntas tal como temos feito com os outros oradores.
26-08-2009 | 12:12

Resposta Carlos Coelho:
Olá Eduardo,

Obrigado pela sugestão. Não sei se será possível ainda alterar alguma coisa este ano. Em qualquer circunstância, cabe à Presidente do PSD decidir o formato do seu discurso.

CC

       
       
 

Ricardo Campelo de Magalhães
Realmente, o papel é muito... e nos mais variados formatos.

Haver um qualquer sistema de capas, com um formato mais standardizado... ajudava a manter a capas mais organizadas.
26-08-2009 | 12:07

Resposta Carlos Coelho:
Olá Ricardo,

Vamos ver se conseguimos fazê-lo na próxima edição.

CC

       
       
 

Pedro Cunha
Já a pensar no futuro e nas próximas edições da UV, sugiro a introdução de um novo tema / apresentação:

"Personalidades que marcaram a diferença"

Três painéis / três oradores / três personalidades:

Painel 1 - Francisco Sá Carneiro (a pessoa, as ideias, os feitos, o legado);

Painel 2 - personalidade histórica nacional;

Painel 3 - personalidade história internacional.

A escolha das personalidades poderia ser feita por votação aquando do envio das candidaturas à UV.

Os jovens portugueses precisam de referências e exemplos que os inspirem e sejam capazes de transformar a memória num incentivo e catalisador de ideias e acções no futuro. Afinal, o mundo é feito por e para as pessoas.
26-08-2009 | 02:54

Resposta Carlos Coelho:
Olá Pedro,

Muito obrigado pela interessante sugestão.

Peço-lhe que a repita na avaliação final com as suas sugestões de melhoria de forma a que possam estar presentes quando estiver a ser desenhada a UV 2010.

CC

       
       
 

Carla Marcelino
Ainda que entenda a necessidade inevitável de uso de variada documentação para a qualidade da UV, faria aqui apelo a que nas próximas edições se tentasse poupar mais papel ou pelo menos, se possível, fazer uso de papel reciclado.
25-08-2009 | 23:53

Resposta Carlos Coelho:
Olá Carla,

Já utilizamos papel reciclado em diversas das nossas publicações. Mas concordo que devemos tentar reduzir mais papel. Permito-me chamar a sua atenção para a existência de um depósito (azul) na zona da entrada na sala e aula que recolhe o papel usado. Não existia em edições anteriores e resultou da sugestão dos vossos colegas.

CC

       
       
 

António Fonseca
era interessante criar uma linha aberta de discussão! ou seja, um espaço onde podessemos trocar ideias e propor questões durante as apresentações dos oradores... iria proporcionar uma maior troca de informação e mantinha-nos sempre em discussão... ;)
25-08-2009 | 16:47

Resposta Carlos Coelho:
Olá António,

Todos nós sentimos essa necessidade. Vou apresentar, na Sessão de Encerramento, a Rede UV que garantirá isso depois da Universidade de Verão. Estabelecer um Fórum de Debate aqui durante a UV é uma ideia que iremos trabalhar para a próxima UV. Já não vamos a tempo de organizar isso para a edição de 2009.

CC

       
       
 

Liliana Vaz de Carvalho
Uma das metas a realizar pelo grupo poderia ser escrever a letra do hino da Universidade de Verão.
25-08-2009 | 16:09 (entregue em papel)

Resposta Carlos Coelho:
Olá Liliana,

Boa ideia. Não vou "impor" essa missão aos grupos mas acho interessante que possa haver esse iniciativa informal de um ou vários dos grupos. Já ocorreu uma iniciativa similar num ano anterior.

CC

       
       
 

Joana Morais Ribeiro
No final de cada sessão, esteja aberto um espaço de debate tendo o orador como mediador.
25-08-2009 | 16:09 (entregue em papel)

Resposta Carlos Coelho:
Olá Joana,

Boa ideia mas não temos tempo para tudo. De facto, na UNIV, o tempo é o bem mais escasso.

CC

       
       
 

Miguel Castanheira Santos
Seria interessante em cada tema o orador(es) fazer uma questão para o próximo tema.
25-08-2009 | 16:07 (entregue em papel)

Resposta Carlos Coelho:
Olá Miguel,

é uma ideia interessante mas como o tempo escasseia prefiro tê-lo reservado para os participantes em vez de permitir que os oradores troquem flores entre si.

CC

       
       
 

Bruno Pereira
Seja disponibilizado nas próximas edições um espaço para trabalhos que se prolonguem durante a noite, visto que o bar encerra às duas da manhã.
25-08-2009 | 16:06 (entregue em papel)

Resposta Carlos Coelho:
Olá Bruno,

Vamos ver o que se pode fazer. Não queremos encorajar os trabalhos pela noite fora para não prejudicar as sessões da manhã. Os vossos colegas de edições anteriores ocuparam a esplanada (há um acesso ao pé da piscina que não passa pelo bar do restaurante).

CC

       
       
 

Catarina Rocha Ferreira
É possivel termos acesso aos materiais que os oradores apresentam em powerpoint antes das conferências para nos ajudar na preparação dos temas?
25-08-2009 | 16:00

Resposta Carlos Coelho:
Olá Catarina,

Infelizmente os oradores costumam trazer as suas apresentações quando chegam a Castelo de Vide. Damos a faculdade de poderem enviar com antecedência mas não os podemos obrigar.

CC

       
       
 

Firmino Serôdio
Será que há possibilidade das edições da UVTV serem distribuídas para download na Internet, para que possamos ficar com esse registo audiovisual que pode ser útil para a nossa consulta ser ainda mais facilitada.
25-08-2009 | 14:44

Resposta Carlos Coelho:
Olá Firmino,

Serão colocados na Internet todos os filmes da UVTV. Obrigado pela sugestão.

CC

       
       
 

José da Gama
As reuniões dos grupos se realizem sempre em mesas redondas. Facilita o trabalho e há mesas que cheguem para todos os grupos na sala de jantar.E pode ser posta em prática já amanhã.
25-08-2009 | 10:45 (entregue em papel)

Resposta Carlos Coelho:
Olá José,

Obrigado pela sugestão. Mesas em quantidade há. O problema não é esse. Já experimentámos essa solução e não resultou. O barulho torna-se insuportável e a reserva entre os grupos impossível (há estratégias que terão de definir que não quererão que sejam escutadas pelos outros grupos).

CC

       
       
 

Ricardo Santos Lopes
Na actual conjuctura, em que a transmissão de uma mensagem pode ter várias interpretações da opinião pública, penso que seria relevante ter um tema direccionado para a relação com a comunicação social e com as redes sociais.
25-08-2009 | 09:36

Resposta Carlos Coelho:
Olá Ricardo,

No FALAR CLARO falamos da relação com a comunicação social e um pouco da blogosfera.

CC

       
       
 

Carla Castro
Gostaria de sugerir, que fosse disponibilizado a cada um dos grupos, um frasco de gel desinfectante para as mãos, de modo a facilitar a protecção contra a Gripe A (H1N1). Ao longo dos trabalhos, esta seria uma maneira de nos protegermos a todos e de certa forma, darmos o exemplo. Obrigada!
25-08-2009 | 01:49

Resposta Carlos Coelho:
Olá Carla,

Boa sugestão. Vamos providenciar nesse sentido.

CC

       
       
 

Firmino Serôdio
A minha sugestão é:



Visto que o bar do hotel fecha as 2:00 , e muitos dos grupos continuam a trabalhar pelo noite dentro, queria sugerir se fosse possível que uma maquina de café self-service, tipo a que está disponível na nossa sala das refeiçoes fosse posta a nossa diponibilidade.




25-08-2009 | 01:44

Resposta Carlos Coelho:
Olá Firmino,

Essa sugestão é recorrente. Em todas as UNIVs os participantes pedem o mesmo. Nós não queremos estimular o prolongamento pela noite fora, dos trabalhos de grupo porque isso prejudica a vossa atenção no Tema da manhã.

CC

       
       
 

Carlos Soares Moreira
Sugiro que nos sejam fornecidos dois documentos:

as linhas gerais do programa eleitoral para as legislativas e o documento "A nossa análise e os nossos princípios", para que possamos facilmente estar mais familiarizados com o programa, as idéias e posições do partido sobre temas diversos do panorama nacional.
25-08-2009 | 00:14

Resposta Carlos Coelho:
Olá Carlos,

Vamos fazer isso. Obrigado pela sugestão.

CC

       
       
 

Ricardo Campelo de Magalhães
O espaço para perguntas seja menor. Assim incentiva perguntas maiores...
24-08-2009 | 19:40 (entregue em papel)

Resposta Carlos Coelho:
Olá Ricardo,

Não queremos calar a voz de quem deseja perguntar :) (mas é verdade que, quanto mais curta a pergunta, mais fácil será que seja seleccionada).

CC

       
       
 

Gonçalo Maia Marques
Acho que as intervenções da sessão de abertura são muito extensas e que, ou os intervenientes deverão ser mais sintéticos, ou o número de intervenções deverá ser menor e talvez limitar-se a um co njunto de saudações.
24-08-2009 | 19:39 (entregue em papel)

Resposta Carlos Coelho:
Olá Gonçalo,

Toda a razão e mea culpa. Eu fui um dos que falou tempo demais.

CC

       
       
 

Miguel Nunes Silva
De futuro, poderia ser útil convidar obsrevadores de outras universidades de verão, de modo a promover uma cultura de diálogo democrático e debate inter-partidário.
24-08-2009 | 19:37 (entregue em papel)

Resposta Carlos Coelho:
Olá Miguel,

Em Portugal não há outras Universidades de Verão como a nossa. O Bloco de Esquerda tem feito ocasionalmente umas Universidades de Verão mas de reflexão estratégica entre dirigentes nacionais do BE. O mais parecido com o que fazemos (embora com menor dimensão) ocorre noutros países da Europa.

CC

       
       
 

Essi Silva
Vivemos num pais orgulhosamente democrático. Isto implica que cada um de nós tenha a liberdade para deter propriedade, seja titular de direitos e pense e se expresse livremente. Vivemos à partida sem repressão. Por isso, julgo também importante debater-se não só sobre economia ou ambiente, mas também sobre segurança, a que o Estado não está a dar a devida atenção.
24-08-2009 | 19:36 (entregue em papel)

Resposta Carlos Coelho:
Olá Essi,

Temos limitações de tempo na UNIV (e vocês vão-se queixar de trabalhos a mais...). Não é, pois, possível ter todos os temas. O que sugere é muito interessante mas não está inserido na estrutura desta UNIV. É bem provável, porém, que algum (ou mais do que um) dos Conferencistas ao jantar se refira aos problemas da segurança.

CC